DIFICULDADE X TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM
É muito importante discutir sobre as dificuldades e os transtornos de aprendizagem, pois para realizar um trabalho eficiente é preciso compreender e diferenciar um do outro.
A dificuldade de aprendizagem é um sintoma de que algo não vai bem no processo de aprendizagem dá pessoa. Por isto há necessidade de investigação para verificar qual origem deste sintoma. As dificuldades de aprendizagem se caracterizam por falhas no processo de aprendizagem e que impossibilitam este aluno de aprender e compreender. São caracterizadas pela desordem ou disfunção no processo de aprender.
As causas das dificuldades de aprendizagem podem ser ambientais , escolar entre outros fatores.
Fatores ambientais: Desequilíbrio emocional familiar, falta de alimentação adequada.
Fatores escolar: déficit na relação educacional em sala de aula, situações de bullying, relação professor x aluno prejudicada, falta de estrutura escolar e ambiente não reforçador e desestimulador ao aluno.
Os transtornos específicos da aprendizagem são segundo DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 2014) transtorno do neurodesenvolvilmento e se originam no início do desenvolvimento infantil e se destacam quando a criança entra na escola. São caracterizados por déficits no desenvolvimento e causam prejuízos significativos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional.
A criança, adolescente ou adulto que apresenta um nível de inteligência aparentemente adequado, mas tem dificuldade no processo de aprender e/ou compreender (alterações específicas em habilidades de leitura, escrita e cálculo )pode ter algum transtorno de aprendizagem. Os processamentos específicos que prejudicam atividades escolares, pode ocorrer nestas situações, chamados de transtorno ou distúrbio de aprendizagem. Estes podem ser caracterizados como dislexia, disgrafia, discalculia, transtorno não verbal, TDAH, entre outros.
As causas dos transtornos de aprendizagem podem ser genético e/ou fisiológico.
Fatores genéticos: Histórico familiar de dificuldades de leitura e de alfabetização, parentes com algum problema específico de aprendizagem.
Fatores fisiológicos: situações relacionadas a fatores pré- natais, pós- natais e perinatais (lesões cerebrais, hemorragias cerebrais, tumores, febres altas, doenças com meningite, desnutrição, quimioterapia, falta de oxigênio entre outros).
A importância de compreender o conceito de aprendizagem ocorre por meio de estudos que ocorreram com o passar do tempo sobretudo por meio da psicologia da aprendizagem. É necessário analisar como ocorre a aprendizagem, refletir sobre as diferenças entre uma dificuldade em aprender e um transtorno especifico, perceber como ocorrem as variadas concepções e modelos de ensino aprendizagem hoje concebidos pela escola e pela sociedade.
É imprescindível observar também a individualidade de quem aprende, compreender que este processo é único e deve ser observado de forma particular pois não é possível jogar* todas as pessoas em um único ambiente e dizer aprende*… mas identificar como ocorre este processo de acordo com as possibilidades deste individuo e onde ocorre a falha neste processo de aprendizagem.
Para identificar estas diferenças e proporcionar uma intervenção adequada é preciso contar com uma equipe interdisciplinar, formada por psicólogo, psicopedagogo, médico, fonoaudiólogo e demais profissionais caso seja necessário.
Por isso é importante ler, estudar, procurar um profissional adequado e perceber estas diferenças entre transtorno e dificuldade com relação ao processo educativo, para realizar os encaminhamentos adequados. Caso você ou a escola do seu filho identifique que há alguma dificuldade no processo de aprendizagem dele procure um profissional habilitado para que possa ajuda-lo e compreender o porque desta situação e se for alguma suspeita de transtorno de aprendizagem que seja devidamente investigado, realizado os devidos encaminhamentos caso seja necessário e buscar a solução mais adequada para cada caso.
Fonte: TAU PSICOLOGIA